A Toyota acaba de confirmar, em comunicado global, que suspendeu totalmente a comercialização de pelo menos 10 modelos equipados com motores a diesel. A decisão foi tomada depois que comitê investigativo especial descobriu que afiliada da empresa fraudou testes de certificação de três famílias de propulsores.
Segundo informado, a Toyota Industries Corporation (TICO), responsável pelo desenvolvimento dos motores, usou um software durante os testes de certificação que era diferente daquele adotado durante a produção em série dos motores. O objetivo da manobra era alcançar “valores de potência e desempenho que parecessem mais suaves e com menos variação”.
Ao todo, 10 modelos utilizam os motores afetados em todo o mundo, incluindo 6 no Japão. A lista inclui Land Cruiser 300, Hiace, Innova e Lexus LX500D, além de modelos comercializados no Brasil como Hilux e SW4. Em nota, a Toyota afirmou que veículos envolvidos “atendem aos padrões de potência do motor” e não há necessidade de parar de usar os motores ou veículos. Mesmo assim, a empresa decidiu parar de comercializar – pelo menos por enquanto – os veículos afetados.