Confirmando as pesquisas de intenções de voto, Helder Barbalho, do MDB, foi reeleito neste domingo (2) governador do estado do Pará no primeiro turno. O filho mais novo de Jader e Elcione Barbalho teve uma vitória acachapante, com 70,41%, alcançando 3.117.276 votos. O senador Zequinha Marinho, do PL, teve 1.201.079 votos; Adolfo Oliveira, do PSOL, apesar da votação inexpressiva, 56.830 votos, ficou em terceiro lugar. Em seguida vieram Dr. Felipe, do PRTB, com 31.402 votos; Major Marcony, do Solidariedade, com 9.183 votos; Sofia Couto, do PMB, com 5.355; Cleber Rabelo, do PSTU, com 5.053 e Paulo Roseira, do AGIR, com 1.309 votos.
Na região norte, além do Pará, a fatura foi liquidada no Amapá, com a eleição de Clécio (Solidariedade); em Roraima, com a vitória de Antonio Denarium (Progressistas) e no Acre, que elegeu Gladson Cameli (Progressistas). Além disso, em outras 11, das 27 unidades da federação definiram já em 1° turno quem ocupa o cargo de governador a partir de 2023.
Veja abaixo a lista dos demais governadores já eleitos:
Ceará: Elmano de Freitas (PT)
Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil)
Maranhão: Carlos Brandão (PSB)
Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil)
Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
Pará: Helder Barbalho (MDB)
Piauí: Rafael Fonteles (PT)
Paraná: Carlos Massa Ratinho Junior (PSD)
Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Haverá a disputa de 2º turno nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe.