Mais de 40 estudantes dos cursos de Educação Física, Matemática, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram uma manifestação em frente à Universidade Estadual do Pará (UEPA), Campus Altamira, sudoeste do Pará, na manhã desta segunda-feira,17. O protesto iniciou por volta das 8h30 da manhã.
A principal reivindicação dos universitários é a falta de um professor de cada curso. Segundo eles, cada área deveria ter pelo menos dois professores, mas a instituição só dispõe de um. Com cartazes, apitos e até nariz de palhaço os alunos seguiram até o semáforo da entrada do bairro Mutirão.
“Há anos a gente tem sofrido com a falta de professores, o remanejamento de professores. Nós temos cursos aqui que tem só um professor efetivo. Por exemplo, Engenharia Ambiental e Matemática, é só um professor efetivo.”, afirma Jonny Almada, presidente do diretório acadêmico da UEPA. “Isso acarreta que os alunos ficam dois, três meses sem aula. Nós temos a turma de Matemática 2022 que eles tiveram somente 4 aulas e dentro dessas aulas, duas foram presenciais e duas online. Eles querem estudar!”
Segundo os estudantes, uma reunião foi marcada com Clay Anderson Chagas, reitor da instituição. As pautas devem ser apresentadas durante a reunião que acontecerá de forma remota. A assessoria da UEPA, por meio de nota, se manifestou sobre o assunto. Leia na integra:
“A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que já está providenciando a convocação de novos professores efetivos, aprovados no concurso regido pelo edital 74/2019, para o preenchimento do quadro de vagas de docentes da instituição. Também está previsto um Processo Seletivo Simplificado para o começo de 2023, já que não foi possível realizar a seleção esse ano, devido às vedações eleitorais.”