A Polícia Civil do Pará já tem pistas concretas sobre a identidade do pistoleiro que executou a queima roupa, na manhã desta quinta-feira, 08, o ex-secretário de administração da prefeitura de Anapu, Osvaldilon Luis dos Santos, de 52 anos. (veja o vídeo no final deste texto)
O crime aconteceu na avenida Sandro Scarparo, às proximidades de um supermercado. Osvaldilon é pai do atual presidente da Câmara de Vereadores de Anapu, Wandeilon de Carvalho Santos. Câmeras do supermercado registraram a chegada do pistoleiro ao local, um homem de idade avançada, e o momento em que ele saca a arma e dispara várias vezes contra Osvaldilon, que ainda chegou a ser socorrido mas já chegou morto ao hospital.
Em conversa com a reportagem na tarde de ontem, um delegado da Polícia Civil do Pará disse não ter dúvidas sobre a identidade do pistoleiro. O policial se refere ao nacional Francisco Leite da Silva, vulgo “Chicão”, piauiense, hoje com 70 anos, um dos pistoleiros mais perigosos do Pará. Leite tem mais de 5 condenações por homicídio e é foragido da justiça paraense e também do Maranhão. A lista de execuções atribuídas a “Chicão” é quilométrica, ultrapassando 40 assassinatos.
Em 2004, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar em Ulianópolis, após executar o marceneiro Silvério Lourencine Deprá, no centro da cidade. Ele fugiu do local logo após o crime mais foi perseguido e preso por uma guarnição da Polícia Militar. De acordo com investigações da Polícia, o pistoleiro matou Silvério a mando do ex-prefeito de Ulianópolis, Davi Resende Soares, já falecido, do filho dele, Lindomar Resende Soares e da ex-vereadora Marta Resende Soares, hoje secretária municipal em Pacajá.
Em 2012, após ser submetido a julgamento popular, Francisco Leite foi condenado a 33 anos de prisão pelo homicídio triplamente qualificado praticado contra Silvério Lourencine. Com muitos contatos na política, sendo compadre do atual prefeito de Tailândia, Jasper, o “Macarrão”, Leite saiu pela porta da frente da penitenciária de Americano em 2014, após receber permissão da Justiça para passar o Natal com a família, não retornando ao presídio.
Em 2016, investigações da PC do Pará identificaram “Chicão” como o homem que contratou os pistoleiros que executaram o prefeito de Goianésia, João Gomes da Silva , o “Russo”, crime ocorrido em janeiro daquele ano. A polícia também concluiu que “Chicão” teve participação direta no assassinato do empresário Eduardo Santos, cujo corpo foi encontrado na fazenda do prefeito de Tailândia, Paulo Jasper, o Macarrão.
Em abril de 2016, “Chicão” foi recapturado no bairro da Pedreira em Belém, quando saía de uma oficina de propriedade do comerciante Hélio Branco, irmão do vereador José Ernesto, assassinado em janeiro daquele ano em Goianésia do Pará. Quando foi abordado pelos policiais, Chicão não estava armado e não resistiu à prisão. Ele foi apresentado na Divisão de Homicídios, ao delegado Marco Antônio Oliveira, e depois de prestar depoimento foi encaminhado para o presídio de Americano. Um ano depois, beneficiado novamente por uma decisão do juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior, “Chicão” saiu da cadeia, novamente pela porta principal, não sendo mais visto. Veja o vídeo abaixo do momento da execução ocorrida em Anapu: