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As Hidrovias. O Tocantins. O Pará. As 20 Milhões de Toneladas de Grãos. O Porto de Vila do Conde e o Escoamento

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Um projeto para a implantação de hidrovias dos rios Madeira e Tocantins foi anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos junto ao governo do Tocantins. O objetivo é que a partir da hidrovia, mais de 20 milhões de toneladas de grãos sejam transportadas pelo rio. Para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o fluxo de transportação pela hidrovia deve diminuir a quantidade de caminhões nas estradas.

“Além da agenda ambiental, a gente está falando de uma agenda que dialoga com a sustentabilidade. Nós estamos ajudando na mobilidade urbana porque a cada 25 barcaças, nós estamos tiramos 500 caminhões das estradas. Então nossa ideia é integrar as estradas com as hidrovias para fortalecer o modal de transporte do norte do Brasil”, disse.

Segundo o estado a hidrovia Tocantins-Araguaia é uma das principais vias de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro. A hidrovia é navegável até a HN-100 Rio Amazonas, desde Barra do Garças (MT), na HN-209 Rio Araguaia, ou Peixe (TO), na HN-200 Rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, próximo a Belém (PA), privilegiadamente localizada em relação aos mercados da América do Norte, da Europa e do Oriente Médio.

“Hoje nós temos uma movimentação hidroviária pelo Tocantins na ordem de três milhões de toneladas. Com essa hidrovia e com o Pedral do Lourenço no Pará, que é muito importante, nós vamos chegar a mais de 20 milhões de toneladas transportadas, que significa fortalecer o escoamento da produção no estado e também as obras de infraestruturas através das nossas rodovias federais”, contou o ministro.

Após o anúncio deve ser aberta uma concessão para determinar qual empresa ficará responsável pelo monitoramento da hidrovia. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery, explicou que quais devem ser os próximos passos.

“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai realizar intervenções necessárias para criar uma infraestrutura inicial. Depois teremos um projeto de concessão para que haja uma empresa responsável por manter o rio com a navegabilidade ao longo de todo o ano. Então são intervenções de dregagem, de sinalização, balizamento, levantamentos hidrográficos, para poder monitorar o canal de navegação”.

Documentos para emissão de licença ambiental foram enviadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Até outubro a liberação deve ser entregue para que a obra comesse no próximo ano. Na região, estudos socioambientais foram feitos para a construção de uma obra desse porte. O DNIT também deve ouvir todas as comunidades ribeirinhas .

O estado também informou que durante o processo de construção da hidrovia, será feita a remoção de rocha do leito do rio. Ação é necessária para adequar a largura e a profundidade do canal de navegação e garantir a segurança do transporte hidroviário. Durante o evento o DNIT anunciou a assinatura da Ordem de Serviços para as obras de encabeçamento da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai ligar as cidades de Xambioá e São Geraldo, no estado do Pará.

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Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976