Uma delegação de alunos do Colégio Pitágoras de Barcarena vai representar o Pará na Olimpíada Internacional de Matemática Asiática, que ocorre de 2 a 6 de agosto, em Tóquio, no Japão. O embarque deles ocorreu no último sábado, 26.
André Poubel, 15, aluno do 1º ano do ensino médio, já é veterano na competição. Ele ganhou medalha de prata no mesmo evento, no ano passado, em Bangkok, Tailândia. “Desde sempre gostei de matemática, já faz muito tempo. E eu venho estudando aos poucos, olhando algumas provas anteriores e provas de outros lugares para ter uma base do que fazer”, explica.
O chefe da delegação é o professor Paulo Nunes, diretor-geral do Colégio Pitágoras, além da professora Paula Miranda. “Essas Olimpíadas ajudam muitas escolas a desenvolver programas específicos, como foi o nosso caso, para que os alunos passem a ver a matemática com outro olhar, com outro enfoque. Não da coisa complicada, mas da coisa divertida”, avalia Paulo.
Os alunos classificados são: André Poubel – 15 anos (1º ano/médio); Marcos Martins – 15 anos (1º ano/médio); Maria Eduarda Rodrigues – 12 anos (7º ano/fundamental); Davi Fornazieiro – 13 anos (7º ano/fundamental); João Pedro Abinader – 12 anos (7º ano/fundamental).