Redes Sociais

Aeroporto

Belém e Macapá. Os Aeroportos. 2023. Os 4,2 Milhões de Passageiros

Publicado

em

A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária dos Aeroportos Internacionais de Belém (PA) e de Macapá (AP), informou que seus aeroportos, juntos, registraram a movimentação de mais de 4,2 milhões de passageiros em 2023. Em relação ao movimento de aeronaves, os dois empreendimentos, somados, tiveram quase 34 mil pousos e decolagens durante o ano. 

“Iniciamos nosso trabalho em Belém e Macapá no segundo semestre do ano passado e já colocamos em prática nosso Plano de Ações Imediatas, com importantes intervenções em diversas áreas. Nosso pré-projeto de modernização está sob análise da ANAC, que vai avaliar nossos planos para o futuro dos aeroportos. Acreditamos no potencial de crescimento desses aeroportos, especialmente quando falamos em geração de negócios. Por isso, nossos esforços estarão dedicados em fornecer as melhores infraestruturas para a materialização de todo o potencial de desenvolvimento da região”, explica Marco Migliorini, Diretor-Presidente da NOA.

Em 2023, o Aeroporto Internacional de Belém registrou mais de 3,6 milhões de passageiros, entre embarques, desembarques e conexões – aumento de 9% em relação ao ano anterior. No período, quase 30 mil aeronaves pousaram ou decolaram do empreendimento, aumento de quase 4% em relação a 2022. 

No ano, mais de 3,5 milhões de pessoas fizeram embarques e desembarques domésticos – aumento de quase 7% em relação a 2022 – em pouco mais de 28 mil pousos e decolagens. Em relação a embarques e desembarques internacionais, o aeroporto registrou aumento de 113% – saindo de pouco mais de 61 mil passageiros em 2022 para mais de 130 mil em 2023. Em relação ao movimento de aeronaves, o aumento foi de 87%, com mais 1.100 pousos e decolagens em 2023.

O Aeroporto Internacional de Macapá registrou aumento de 5% na movimentação de passageiros, com mais de 616 mil pessoas embarcando ou desembarcando em 2023. A movimentação de aeronaves se manteve estável – aumento de 1% -, com pouco mais de 4.100 pousos e decolagens no ano passado. 

“Desde que assumimos a gestão dos aeroportos, já colocamos em prática nosso Plano de Ações Imediatas, com importantes intervenções em diversas áreas, e estamos instalando um sistema provisório de climatização, para auxiliar no controle de temperatura enquanto nosso pré-projeto de modernização está sob análise da Anac”, finaliza Migliorini.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976