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Voo Inaugural

Belém. O Aeroporto. O Voo Para Natal. Julho e o Suriname

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A Região Norte terá 4,5 mil voos nesta alta temporada de inverno, e o Pará será responsável por 1.635 das partidas. Uma delas é a estreia da nova ligação direta entre Belém e o Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande de Norte, com voo inaugural neste final de semana. A saída de Natal, no voo AD-2318, ocorreu pouco depois das 23h50 do sábado, dia 1° de julho, com a chegada em Belém por volta das 02h10 da madrugada do domingo. O retorno a Natal, no AD-2319, partiu pouco depois das 03h35, com chegada por volta das 06h00 (horários locais).

Com 174 lugares, o voo com os aviões Airbus A320neo será operado semanalmente, sempre nestes mesmos horários, pela companhia aérea Azul. Além de Natal, Belém já conta com voo direto para Fortaleza e São Luís. No movimento de alta temporada da região Norte, o Pará é seguido pelo Amazonas, com 1.388 voos, Tocantins (587), Rondônia (235), Acre (309), Amapá (270) e Roraima (168). No Nordeste, o período terá mais de 20,6 mil voos. A Região Sudeste lidera o número de voos na alta temporada, com mais de 66,9 mil no período.

Suriname

Ao longo do mês de julho, como tradicionalmente ocorre, o aeroporto de Belém  contará com uma série de voos fretados de e para o Suriname, que serão operados por aeronaves Fokker 70 da companhia aérea Fly AllWays. Segundo dados da ANAC, a primeira operação já foi realizada na sexta-feira (30) e outras mais estão programadas para ocorrer em julho.

Especificamente, os voos na rota entre Belém e Zanderij estão programados para ocorrer nos dias 7, 14 e 21 de julho, com chegada à capital do Pará às 12h40 e partida de volta às 15h10. O trajeto dura cerca de duas horas. Estes serão serviços fretados por agências do Suriname e as passagens não estão à venda nos canais diretos da companhia.

Com menos de 50 unidades construídas em sua curta produção, o Fokker 70, uma versão encurtada do célebre Fokker 100, é incomum de ser visto em quase todos os lugares do mundo, com exceção de um punhado de países onde empresas locais ainda o voam. Apesar da raridade da aeronave, ela não é uma estreante em território brasileiro. De tempos em tempos, a mesma companhia faz voos ao Brasil, sempre ligando o Suriname a cidades no norte, como Belém e Boa Vista.

O Suriname, por sua vez, não é o destino de férias da moda, mas sua importância está na geolocalização. Embora tenha uma cultura tipicamente caribenha, sua colonização foi holandesa e a língua local é o neerlandês. Por conta disso, o país mantém estreitos laços com o país europeu e tem voos múltiplas vezes por semana ligando Paramaribo a Amsterdã.

Características da aeronave

Capacidade: Até 85 passageiros

Comprimento: 30,91 metros

Envergadura: 28,08 metros

Altura: 8,5 metros

Peso Vazio: 22.673 Kg

Peso Máximo de Decolagem: 39.915 Kg

Motores: 2 x Rolls-Royce Tay 620

Velocidade de Cruzeiro: 845 km/h

Alcance: 3.410 Km

Teto Operacional: 11.000 metros

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Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976