A atriz e humorista Claudia Rodrigues, que ganhou notoriedade como a Ofélia, do Zorra Total, e eternizada como a doméstica Solineuza, da séria A Diarista, antes de ser diagnosticada com esclerose múltipla, enfrentou muitos altos e baixos. Em 1991 seu irmão Márcio, em um ato de desespero por uma desilusão amorosa, cometeu suicídio com um tiro na cabeça, aos 25 anos. O pai de Claudia Rodrigues, o químico português José Augusto Rodrigues, morreu de câncer no pulmão três anos depois. Esses dois episódios marcaram para sempre a vida da atriz.
Em 2000 Claudia Rodrigues foi diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença neurodegenerativa. Não aceitou o diagnóstico, e só em julho de 2006 revelou que era portadora da doença. Em 2007 a atriz foi afastada das gravações da série A Diarista da Rede Globo e iniciou tratamento. Em 2014 mesmo com a doença controlada, teve um surto da doença, provocado pela demissão, que deixou sequelas comprometendo sua locomoção, visão e fala. Em 2015 a atriz faz um transplante de células-tronco. Em maio de 2016, cinco meses após o transplante, Claudia se mostrou otimista com sua melhora e contou que foi liberada pelo médico para voltar a atuar em dezembro.
Em agosto de 2017 participou do programa Superpop da RedeTV!, revelando que a sua saúde havia melhorado. Em 2019 estreou a peça Claudia Rodrigues e Convidados. Claudia teve um relacionamento de 2000 a 2004 com Brent Hieatt, pai de sua única filha Iza Rodrigues Hieatt. Em 7 de junho de 2022, Claudia revelou seu amor por sua ex-empresária Adriane Bonato, a quem pediu em casamento.