Valei-nos Nossa Senhora de Nazaré! Confirmado o nome de Jader Filho para o Ministério das Cidades, trata-se de algo inédito no Pará e no Brasil: pai, mãe e dois filhos, todos da mesma família, ocupando altos cargos na política. Nem Antônio Carlos Magalhães, o velho morubixaba baiano, que morreu brigando com Jader Barbalho, conseguiu tamanha proeza.
Agora, caros paraenses, Helder Barbalho, que está “nadando de braçada” no governo do Pará, tem o pai Jader Barbalho, no senado, a mãe, Elcione Barbalho, na Câmara Federal e agora o irmão, Jader Filho no ressuscitado Ministério das Cidades. Quem não gostou, “nadica de nada”, da indicação de Jader Filho, foi o deputado federal José Priante, primo de Helder Barbalho, que vinha movendo céus e terra para ficar com o cargo.
Nesta quarta-feira, 28, circulou nas redes sociais uma suposta debandada de Priante do MDB. O deputado teria mandado uma carta para o governador com os dizeres : “Se não posso mudar de família, mudo de partido”. No entanto, a informação não foi confirmada pela assessoria de Priante. Jader Filho é o terceiro membro da família a assumir cargo de ministro, outro feito inédito. O primeiro foi Jáder. O segundo foi Helder.
Com a ascensão de Jader Filho, a família Barbalho é hoje, sem sombra de dúvida, uma das mais poderosas da política paraense, deixando para trás oligarquias tradicionais. Atualmente, os grandes nomes da política nacional, a exemplo de Renan Calheiros e Michel Temer, não possuem árvore genealógica semelhante ao clã Barbalho.
Resta saber agora até quando vai durar o namoro de Lula com Helder, uma vez que o partido do presidente recém eleito, o PT nacional, não engole a família Barbalho. Não é por acaso que esta é a primeira vez que um Barbalho ocupa um ministério no governo petista. Mas, verdade seja dita, Helder cobrou a fatura porque fez o dever de casa e deu a cara a tapas para eleger Lula, fazendo a diferença em uma eleição tão apertada. Agora é esperar os próximos capítulos!!!