Durante o Fórum Jovens Cientistas sobre Ecointeligência para o Futuro, realizado em Manaus nesta sexta-feira (4), a China reafirmou seu compromisso com os futuros acordos da COP30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. O evento reuniu jovens cientistas brasileiros e chineses para debater soluções sustentáveis para a Amazônia, abordando temas como ecologia urbana, biologia marinha, tecnologia ambiental e bioeconomia.
Na abertura do fórum, o representante do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da República Popular da China, Huang, agradeceu a presença dos pesquisadores e incentivou a busca por soluções sustentáveis.
“Quero agradecer ao Amazonas e à ciência. Incentivo todos a perseverarem na pesquisa, mesmo diante dos desafios. Não desistam e continuem buscando soluções para garantir o bem-estar da Amazônia e do planeta”, disse.
Em entrevista coletiva, a porta-voz do Ministério do Meio Ambiente da China, Chen Chen, destacou que o país está empenhado na assinatura dos novos acordos climáticos. “Por meio deste fórum, identificamos o que precisa ser feito e, em seguida, assinamos e sinalizamos aos governos a necessidade de ações urgentes em prol do meio ambiente”, afirmou. O fórum seguiu ao longo do dia com palestras e debates que buscam aproximar jovens pesquisadores de temas como sustentabilidade, inovação e uso consciente dos recursos naturais da Amazônia.