Redes Sociais

Nomeação

Manaus. O Papa Francisco. A Nomeação dos Seis Bispos. O Primeiro Cardeal da Amazônia

Publicado

em

Durante os 12 anos de seu pontificado como bispo de Roma, o papa Francisco — que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos — nomeou o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, além de outros cinco bispos auxiliares para a capital do Amazonas. Francisco também elevou Steiner à condição de cardeal, tornando-o o primeiro da Amazônia. Jorge Mario Bergoglio morreu às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local), nesta segunda-feira. As informações foram confirmadas pelo Vaticano.

Em novembro de 2019, Francisco aceitou a renúncia de dom Sérgio Castriani, então arcebispo de Manaus, por motivos de saúde. Na ocasião, nomeou dom Leonardo Steiner — à época bispo auxiliar de Brasília — como novo líder da arquidiocese da capital amazonense. Em agosto de 2022, Francisco também nomeou o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, como o primeiro cardeal da Amazônia Brasileira. A nomeação mostrou a preocupação do papa com a evangelização e a preservação do bioma.

Mas Steiner não foi o único nome indicado por Francisco para atuar na Igreja da região. Em 2016, a pedido de dom Sérgio Castriani, o papa nomeou dois bispos auxiliares para Manaus: dom José Albuquerque e dom Tadeu Canavarros. Posteriormente, ambos foram transferidos para Parintins (AM) e Itacoatiara (AM), respectivamente. Com as transferências, o novo arcebispo, dom Leonardo Steiner, solicitou ao pontífice a nomeação de novos auxiliares. Em 2023, Francisco atendeu ao pedido e nomeou dois padres do clero local: Zenildo Lima, então reitor do Seminário São José, e Hudson Ribeiro, então pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Zenildo foi ordenado em novembro daquele ano, durante o Congresso Missionário Nacional realizado em Manaus. Já Hudson foi ordenado em fevereiro do ano passado. No fim de 2024, o papa voltou a atender ao arcebispo de Manaus e nomeou mais um bispo auxiliar para a capital: o padre franciscano Samuel Lima, ordenado no início deste ano. Veja a lista dos bispos nomeados pelo papa Francisco para Manaus durante seu pontificado:

Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus e cardeal da Amazônia (nomeado em 2019 – até o momento);

Dom José Albuquerque, ex-bispo auxiliar de Manaus (nomeado em 2016 – 2022);

Dom Tadeu Canavarros, ex-bispo auxiliar de Manaus (nomeado em 2016 – 2024);

Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar de Manaus (nomeado em 2023 – até o momento)

Dom Hudson Pereira, bispo auxiliar de Manaus (nomeado em 2023 – até o momento);

Dom Samuel Lima, bispo auxiliar de Manaus (nomeado em 2024 – até o momento).

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976