A Vara Criminal da Comarca de Novo progresso realizará seis Tribunais do Júri na segunda quinzena deste mês. A magistrada Soraya Muniz Calixto de Oliveira, junto com a sua equipe da Vara Criminal de Novo progresso, já realizou quinze sessões plenárias do Tribunal do Júri neste mês, pondo fim em processos desta natureza. No dia 23, o acusado Cláudio Correia (preso) será julgado pelo crime de homicídio qualificado, por supostamente ter efetuado dois disparos de arma de fogo na vítima, no dia 27 de setembro de 2021.
No dia seguinte, será levado a julgamento pelo Tribunal do Júri o acusado Railson da Silva Souza (preso), pelo crime de homicídio qualificado. Ele teria supostamente efetuado disparos de arma de fogo contra seu primo, por desavenças do passado. O crime foi cometido no distrito de Castelo de Sonhos, no dia 18 de julho de 2020.
No dia 27, será levado a julgamento pelo Tribunal do Júri o acusado Adeilson Oliveira Barreto (solto), pelo crime de homicídio qualificado, o qual teria supostamente desferido golpes de arma branca, tipo faca, na vítima, por este ter lhe negado um cigarro. O crime foi cometido em 10 de agosto de 2014.
No dia 28, senta no banco dos réus o acusado Cláudio Enrique Itai Farias (preso), pelo crime de homicídio qualificado, em virtude de uma suposta desavença com a vítima por esta ter subtraído um aparelho celular. A vítima foi agredida com pedras, pedaço de madeira e chutes, até o seu óbito, fato que ocorreu em 23 de junho 2021, na cidade de Novo Progresso.
No dia 29, o acusado Valdir Passos de Oliveira será levado a julgamento pela prática do crime de homicídio, supostamente motivado por uma discussão entre acusado e vítima enquanto estavam consumindo bebida alcoólica, no dia 25 de setembro de 2022.
Por fim, no dia 30, ocorrerá o julgamento de Webert Rodrigues Vieira (solto), acusado pela prática do crime de feminicídio tentado. Ele supostamente desferiu diversos golpes de arma branca na vítima no dia 21 de novembro de 2021.