Contando até com um evento Spotter Day (fotografia aeronáutica por entusiastas da aviação), o Aeroporto Internacional Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, de Belém, capital do Pará, celebrou a chegada do primeiro voo regular da companhia aérea Air France.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que ainda administra o aeroporto até a iniciativa privada assumi-lo neste ano, disponibilizou aos fotógrafos amadores e profissionais a oportunidade de fazer diversos registros em áreas restritas do sítio aeroportuário.
A empresa aérea já havia feito alguns voos pontuais em Belém no ano passado, porém, tratava-se de operação fretada. A partir de agora, o serviço interligando o terminal paraense a Caiena (Cayenne), na Guiana Francesa, é oferecido como uma operação regular da própria Air France.
Os voos acontecerão sempre com chegadas às sextas-feiras e partidas aos sábados, pousando em Belém às 17h15 sob a numeração AFR-602 e decolando às 09h20 do dia seguinte sob numeração AFR-603. O trecho de voo, que dura pouco mais de 1 hora, é feito com aviões Airbus A320 com capacidade para 180 passageiros.
Nesta estreia, o jato utilizado foi o registrado sob a matrícula F-GKXT. O serviço com o A320 não se restringe apenas ao trecho entre Brasil e Guiana Francesa. Antes de vir a Belém (BEL), a mesma aeronave faz o voo AFR-600, que parte de Pointe-a-Pitre (PTP), em Guadaloupe, faz uma parada em Fort-de-France (FDF), em Martinique, e então segue até Cayenne (CAY).
No sentido inverso, ocorre o mesmo, com o A320 passando pelas duas cidades no voo AFR-601, após o trecho entre Belém e Cayenne.