O Amapá tem o índice mais baixo do país de moradores com iluminação pública em vias (88,5%). Os dados são do Censo 2022 de Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (17). Com menos da metade dos moradores (49,8%) sem iluminação pública nas vias, o município de Itaubal registrou o menor índice dentro do estado.
Ainda segundo o IBGE, o Amapá tem o menor número de moradores (76,9%) em vias com capacidade para veículos de carga e ônibus. Sobre trechos de vias onde só era possível a circulação de motocicletas, bicicletas e pedestres, o estado registrou 15,1% em 2022. Neste quesito da pesquisa, Macapá registrou 15,1% das vias com essa capacidade de circulação. A pesquisa revelou ainda que 71,9% da população do Amapá vivia em vias pavimentadas, ficando atrás apenas do Pará (69,3%) e de Rondônia (70,4%). Sobre a existência de calçada e passeio, o estado teve o menor percentual de infraestrutura urbana, com 57,1%.
Um dos indicadores positivos para o estado foi na área da pesquisa sobre moradores residindo em vias com alguma sinalização para o trânsito de bicicletas, como ciclovias e ciclofaixas: 3,1% das vias – o que deixou o estado na quarta melhor colocação no país:
Santa Catarina: 5,2%
Distrito Federal: 4,1
Ceará: 3,2%
Amapá: 3,1%
O IBGE analisou 63.104.296 domicílios (66% do total), localizados em setores urbanos ou em setores rurais com características urbanas. Ao todo, foram consideradas as áreas onde moram 174.162.485 brasileiros — o equivalente a 86% da população. Foram analisadas condições de infraestrutura urbana, como iluminação, pavimentação, transporte, calçadas, acessibilidade e sinalização.