Nesta segunda-feira (21) a Polícia Civil realizou a operação Obsidium no Amapá. Durante a ação, foram bloqueadas 92 contas bancárias, sete pessoas foram presas, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além da apreensão de 5 veículos. As buscas deste feriado fazem parte da operação nacional “Renocrim”.
De acordo com o delegado Ismael Nascimento, coordenador da Operação, o grupo era responsável pelo tráfico de drogas na Zona Sul da cidade. As investigações apontaram que os suspeitos movimentaram mais de R$ 1 milhão referente à comercialização desses entorpecentes. Ainda segundo o delegado, os traficantes dividiam os valores em diversas contas bancárias como forma de diminuir as suspeitas. Além disso, eles criavam empresas de fachada para lavar o dinheiro, o que levantou suspeitas.
“O grupo teria se estruturado através de uma cadeia criminosa bem definida. Inclusive com indivíduos que faziam o trabalho de plantão na venda de drogas. Nós identificamos as movimentações financeiras incompatíveis […] e parte dessas contas eram utilizadas para movimentar esse dinheiro no sentido de mascarar esse dinheiro, utilizando inclusive empresas de fachada”, disse o delegado. Durante as buscas, foram apreendidos também celulares e documentos, o material vai ser periciado e usado nas investigações.
A polícia informou que o combate ao tráfico de drogas interfere diretamente na logística de outros crimes. Segundo eles, o dinheiro do tráfico financia essas outras práticas. Participaram da ação desta segunda-feira policiais da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Delegacia Especializada nos Crimes Contra o Patrimônio (DECCP), as delegacias de Santana e Mazagão, além do Grupo Tático Aéreo (GTA).