Paraenses devem ficar em alerta: Nesta quarta-feira,(24), o Amapá, estado vizinho ao Pará, completa 10 dias em situação de emergência em saúde pública por conta de um surto respiratório que já tirou a vida de seis crianças . Os leitos de UTI da rede estadual estão lotados e número de internações em enfermarias pediátricas segue aumentando. O governo do Estado anunciou uma série de medidas desde o início do surto como a abertura de 249 novos leitos em uma semana e a intensificação da campanha de vacinação.
Na manhã de ontem, o Amapá recebeu um carregamento de 12 mil toneladas de oxigênio que serão utilizados em 30 novos leitos pediátricos no Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os leitos atenderão crianças vítimas de síndromes respiratórias no estado. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostrou que a rede pública estadual tinha 201 crianças internadas, sendo 36 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Dos 30 leitos novos leitos no HU da Unifap, 10 serão de UTI e 20 de enfermaria pediátrica. A solicitação do oxigênio foi da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o hospital. Ao todo, são 32.695 metros cúbicos de oxigênio, além de equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal. O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, da Marinha do Brasil, saiu de Belém no domingo e chegou ao cais da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana, município vizinho a Macapá, por volta das 7h.