A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) faltou à última sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) antes do recesso parlamentar do meio do ano, para ir a um cruzeiro do cantor Wesley Safadão, nas Bahamas, nesta quarta-feira (12). Entre os projetos aprovados durante a sessão, esteve a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que prevê receita e despesa do Estado do Amazonas para 2024.
O fato ganhou repercussão na internet após Joana Darc ser filmada chamando palavrões ao ser entrevistada pelo humorista Trulipa, durante o show de Wesley Safadão, no cruzeiro. Naquele momento, ela havia se perdido do esposo e demonstrou insatisfação porque o humorista não a reconheceu. Em nota, a deputada disse que estava há 6 anos sem férias e que solicitou formalmente os descontos no próprio salário nos dias 10, 11 e 12 de julho porque não tinha como remarcar a passagem. Ela se justificou, ainda, afirmando vai retribuir esses sete dias de férias no recesso parlamentar, que acontece entre os dias 14 e 31 de julho.
Joana Darc ganhou destaque nacional ao ajudar na defesa da causa da capivara Filó, que havia sido apreendida pelo Ibama, no Amazonas. O tema chegou a gerar discussão na Aleam. Os deputados votaram a LDO para o ano de 2024, com a aprovação de quatro emendas coletivas e rejeição de todas as 65 emendas individuais propostas pelos parlamentares.
Com a votação favorável, o estado se prepara para o próximo ano com uma projeção de receita e despesa da ordem de R$ 30 bilhões. Agora, o projeto segue para a sanção do governador Wilson Lima. A LDO 2024 estabelece as metas e prioridades para o orçamento do estado, foi alvo de discussões por parte dos parlamentares.