Com capacidade para 100 passageiros, 32 metros de cumprimento e pesando 35 toneladas, um Boeing 737-200 virou atração turística na fazenda do odontólogo de formação Ailton Martins de Oliveira, de 56 anos. Segundo Ailton, a visitação é aberta ao público e gratuita em Urutaí, região sudoeste de Goiás. Além de dentista, ele é piloto há 26 anos e diz ser apaixonado pela aviação. Para o piloto, o avião do porte do boeing atrai muitos visitantes.
“Todo mundo vai para o aeroporto, consegue ver um avião desse porte, voa, mas nunca viu a parte hidráulica, a cabine com todos os instrumentos, isso se torna uma novidade para a maioria dos visitantes,” disse o piloto.
Ailton conta que comprou o avião em 2014 em valores que ele não quis revelar, o transporte precisou de uma carreta específica para trazer o avião desmontado de Brasília para Urutaí. A compra foi feita pela internet e tinha aviões disponíveis em Belém e Manaus, mas a opção escolhida foi Brasília devido ao transporte ser mais barato, informou Ailton.
“Ele veio de Brasília, todo desmontado, as asas, o leme, o profundor […] Gastamos uma média de seis meses, mais ou menos, para a gente poder montar e desmontar,” explicou o piloto.
Ailton diz que pretende construir uma área de alimentação para preservar o avião porque ele acredita que o avião faz parte do desenvolvimento do país.
“Eu vou manter ele na íntegra, tanto a parte externa quanto a parte interna, é um projeto a longo prazo, para 2027,” disse Ailton.