Redes Sociais

Sem categoria

O Detran. A Renata Coelho. A CNH Pai D’égua. Os 140 Mil Inscritos

Publicado

em

Verdade seja dita, a diretora Renata Coelho está fazendo o que muitas gestões não conseguiram no Detran: modernizar e otimizar o atendimento. Só no CNH Pai D’égua, programa iniciado na segunda-feira, 29, que vai ofertar 60 mil carteiras de habilitação a pessoas com baixa renda, mais de 140 mil pessoas se inscreveram em apenas 3 dias, ou seja, quase 50 mil por dia. Nas carretas itinerantes foram atendidos mais de 2 mil pessoas.

“ Trata-se do maior programa do Brasil. Disponibilizamos nas carretas, além da estrutura de pessoal, rede de internet para os candidatos acessarem o site de inscrição, através dos seus celulares. Todas CNHs são obrigatoriamente com Atividade Remunerada, podendo ser AB ou B”. Diz Renata.

As inscrições devem ser feitas totalmente on-line, no site do programa (https://cnhpd.detran.pa.gov.br/index.xhtml). Há também possibilidade de atendimento presencial, mas há chances de enfrentar filas. Os interessados devem atender a alguns critérios, como: inscrição no CADÚnico antes de setembro de 2023; ser maior de 18 anos de idade; ter concluído o ensino fundamental. É necessário comprovar os requisitos com documentações.

As inscrições para os interessados em tirar a carteira de habilitação totalmente gratuita vão até o dia 7 de fevereiro. A inscrição não é garantia de que a pessoa já conseguiu a carteira. Haverá uma triagem para saber se as pessoas realmente se enquadram nos critérios. O fator determinante para a seleção dos aprovados será a renda. Ou seja, quem possuir a menor renda terá mais vantagem em relação à pessoa que possuir uma renda maior. Em Belém, serão ofertadas 20 mil carteiras.

Depois de ter feito a inscrição, os aprovados receberão no e-mail cadastrado a confirmação de que se encaixou nos critérios e foi aprovado. No mesmo e-mail, a pessoa também deve saber o local que deve retirar o passaporte para levar até uma autoescola credenciada. O próximo passo é fazer o processo de emissão da CNH que tem as seguintes etapas: exame de vista, aulas teóricas e práticas, provas e o teste psicotécnico.

O programa CNH Pai d’Égua garante gratuidade em todas as taxas do Departamento de Trânsito (Detran), incluindo gastos com autoescola, exames e testes. Os interessados que não têm acesso à internet terão à disposição três carretas disponibilizadas pelo Detran. Os veículos ficam de 29 de janeiro até o dia 7 de fevereiro nos seguintes locais: em Belém na Praça Dom Pedro II: em frente à Prefeitura de Belém; em Mosqueiro na Praça do Carananduba e em Outeiro, no Pistão da Água Boa. Nesses locais, os interessados devem levar toda a documentação prevista no edital para realizar a inscrição.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976