Museu Paraense Emílio Goeldi deverá concentrar as atividades realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 2025. Belém é a cidade brasileira escolhida como candidata oficial para sediar a COP 30, e o Museu Goeldi será o espaço do MCTI durante o evento. O anúncio foi feito durante encontro realizado no Museu, com representantes da instituição, do MCTI e do governo do Pará. Um grupo de trabalho será criado para discutir a preparação das comemorações pelos 160 anos do Museu Goeldi, em 2026.
“Esta decisão faz parte dos nossos esforços para reestruturar e fortalecer uma das instituições de ciência e tecnologia mais antigas do país. Queremos preparar o Museu Goeldi para as celebrações de seus 160 anos, fazendo todos os investimentos necessários para a recuperação da estrutura física e para a manutenção e preservação de seus valiosos acervos”, disse a ministra Luciana Santos.
“É compromisso do MCTI resgatar a capacidade científica das suas unidades de pesquisa, e o Museu Goeldi é uma de nossas prioridades pela importância histórica na produção de conhecimento sobre a Amazônia”, acrescentou.
Desde a sua fundação, em 1866, as atividades do Museu Goeldi concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia e na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.