Pouca gente sabe, mas o cantor Flávio Venturini já enfrentou muitos perrengues antes da fama. Venturini, na infância, foi coroinha da Igreja Católica. Também já foi militar e jogador de futebol. ‘Eu fui coroinha da Igreja São José em Belo Horizonte. Sou de família católica e respeito todas as religiões. Outra curiosidade é que fui militar. Fui Tenente R2 de Artilharia no Exército Brasileiro. E a última é que fui jogador de futebol. Eu gostava de jogar na várzea em Minas Gerais. E sou torcedor do América-MG.” Disse Flávio em recente entrevista.
Carreira- Venturini foi revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Participou do grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1989, quando saiu do grupo para seguir carreira solo, também com grande sucesso.
Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens”, “Espanhola” (parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e “Mais Uma Vez” (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, que foi gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e ganharia uma nova versão em 2003, apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, “Princesa”, “Besame”, “Céu de Santo Amaro” e “Noites com Sol”.