O lucro líquido da supermercadista Grupo Mateus (GMAT3) totalizou R$ 294,5 milhões no segundo trimestre de 2023, informou a companhia na noite desta quarta-feira (9). A cifra é 11% maior que a registrada no mesmo período em 2022. O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) do período foi de R$ 505,7 milhões, um crescimento anual de 23,4%. A margem Ebitda ficou estável em 7,9%.
A receita líquida da companhia no período foi de R$ 6,4 bilhões, com crescimento de 23,6% em bases anuais. O indicador vendas mesmas lojas (SSS) avançou 10,4% no mesmo intervalo de tempo, sofrendo um recuo de 6,3 pontos-percentuais. O segmento de Varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, registrou uma receita bruta de R$ 1,9 bilhão no 2T23, com um crescimento de 15,7% versus o 2T22, e representando 25,7% da receita total do grupo. As bandeiras Hiper/Super e Camiño tiveram um aumento de 15,6% e 16,1%, respectivamente.
A receita bruta do Atacarejo totalizou R$ 3,9 bilhões, 31,9% a mais do que o registrado no 2T22. O segmento representou 53,8% da receita total do Grupo. As despesas operacionais da companhia foram de R$ 966,1 milhões no período. O indicador dívida líquida/Ebitda encerrou o trimestre em 0,3x, com endividamento líquido total de R$ 440,8 milhões e saldo de caixa de R$ 1,4 bilhão ao final de junho.