O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem concurso autorizado para efetivos com 895 vagas. As contratações, segundo o governo, poderão ocorrer a partir de dezembro. Esta é a data limite para provimento com base nos prazos legais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Isso indica que, caso o IBGE corra com os preparativos, as nomeações dos servidores aprovados podem acontecer já nos próximos meses.
Para isso, a banca precisa ser definida, o edital publicado e as provas realizadas. O concurso IBGE contará com oportunidades de níveis médio e superior. A portaria autorizativa, que confirma o aval para um novo concurso IBGE de efetivos, foi publicada em 19 de julho e prevê um prazo de seis meses para o lançamento do edital. Portanto, o documento com todas as regras precisa ser divulgado até o dia 15 de janeiro de 2024.
Caso o órgão não divulgue até esta data, a portaria ficará sem efeito e será preciso uma nova autorização do governo. O documento que autoriza o concurso também estipula que o prazo entre o edital e a aplicação das provas será de dois meses. Dessa forma, as provas do concurso IBGE devem acontecer, no máximo, até março de 2024.