O Ministério das Cidades anunciou, por meio de publicação do Diário Oficial da União, a aquisição de 265 novos ônibus para a Região Metropolitana de Belém, no Pará. Serão beneficiadas a capital paraense e os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides. O investimento, disponibilizado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), chega a R$ 368,7 milhões.
Segundo o ministro Jader Filho, além de promoverem a sustentabilidade, os novos veículos prezam pelo conforto da população. “Nós vamos levar para esses municípios ônibus com Wi-Fi, com ar- condicionado, e veículos verdes, com energia limpa. Isso com duas intenções: proporcionar um transporte de qualidade e cuidar do meio ambiente”, explicou.
Dos 265 veículos adquiridos, 40 ônibus são elétricos, 50 rodam a gás natural e 175 a diesel, os dois últimos modelos com motores Euro 6, ou seja, atendem à norma brasileira que limita a emissão de gases poluentes. Outros 238 ônibus estão em fase de viabilização pelo Ministério das Cidades para Belém, Parauapebas, Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, todos por meio do eixo de Renovação de Frota do Novo PAC, totalizando 503.
A necessidade de reduzir o impacto ambiental no transporte coletivo paraense tem sido reforçada após Belém ter sido escolhida como a sede da COP30. O evento será realizado em 2025, e um dos objetivos será discutir questões ambientais. As práticas desenvolvidas no Pará servirão de vitrine do Brasil para o mundo.