Deu no GLOBO: o STJ derrotou vários poderosos na votação desta quarta-feira, 16, que escolheu os desembargadores federais que concorrerão à vaga aberta com a aposentadoria de Assusete Magalhães. A lista dos derrotados é encabeçada por Lula, mas também tem os nomes reluzentes de Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Dias Toffoli. Os desembargadores escolhidos pelos ministros do STJ para compor a lista tríplice que será enviada a Lula são Carlos Brandão, Daniele Maranhão Costa e Marisa Ferreira dos Santos.
Lula apoiava Rogério Favreto, doTRF-4, o magistrado que em 2018 determinou que Lula, então preso em Curitiba, fosse solto — acabou não sendo libertado, mas Lula lhe é grato. O presidente trabalhou o quanto pôde, mas Favreto não obteve os votos necessários.
Também foram derrotados os quatro ministros do STF (Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Dias Toffoli) que apoiavam Ney Bello, do TRF-1. Carlos Brandão, a propósito, era o candidato de um ministro do STF vitorioso nesta disputa, Nunes Marques, apoiador de primeira hora do ex-colega de TRF-1 e piauiense como ele.