O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de justiça Eduardo José Falesi do Nascimento, requisitou à Delegacia do Torcedor e Grandes Eventos da Polícia Civil a instauração de procedimento investigatório para apurar os tumultos registrados no jogo entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club, realizado no dia 21 de junho de 2025, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).
A solicitação foi motivada pela divulgação de vídeos em redes sociais que mostram confusão no interior do túnel de acesso ao gramado, na zona mista (lado B), e em frente aos vestiários das equipes. As imagens indicam comportamentos que, em tese, configuram incitação à violência em ambiente esportivo, conforme previsto no artigo 201 da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/23).
O MPPA também solicitou diligências para obtenção de imagens das câmeras de monitoramento do estádio, com o objetivo de possibilitar a correta apuração dos fatos e eventual responsabilização penal dos envolvidos. Em resposta preliminar, o delegado responsável pela Delegacia do Torcedor e Grandes Eventos já informou que solicitou as gravações do sistema de segurança do Mangueirão para subsidiar as investigações.
O Ministério Público acompanha o caso e aguarda informações sobre as providências adotadas, no âmbito policial, para instrução do procedimento investigatório.