Dignas de nota: o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça da Execução Penal de Marabá, Daniella Maria dos Santos Dias e a promotora de Justiça da Pessoa com Deficiência, Lílian Viana Freire, realizaram quatro projetos sobre o Sistema Prisional no estado do Pará, que estão agora disponíveis no Banco de Boas Práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP).
Os projetos são: “Saúde Mental para Pessoas Privadas de Liberdade”, “População LGBTQIA+ e o Sistema Prisional”, e Envelhecimento no cárcere”, desenvolvidos pelas promotoras de Justiça Daniella Dias em conjunto com a PJ Lílian Viana Freire e “Ambiente de Trabalho Saudável no Cárcere” criado pela PJ Daniella Dias e pela procuradora do Trabalho Erika Treviso.
Em novembro do ano passado, as Promotoras de Justiça participaram do Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No evento, várias práticas se destacaram, sendo premiadas e reconhecidas nacionalmente. A premiação das Boas Práticas aconteceu no encerramento do encontro, com a solenidade de entrega dos troféus e certificados do Banco de Boas Práticas da CSP.