Redes Sociais

Pesquisa

O Navio da Marinha. Os Pesquisadores da UFPA. A Margem Equatorial. A Busca por Petróleo

Publicado

em

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), da Marinha do Brasil, atracou no Porto de Belém (PA), entre os dias 30 de maio e 2 de junho, para reabastecimento e embarque de pesquisadores.

O navio realiza levantamentos de dados geofísicos, geológicos, oceanográficos e biológicos na Margem Equatorial Brasileira. Região que se estende por mais de 2.200 km ao longo da costa, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial é considerada a nova fronteira para exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas no Brasil.

O “Vital de Oliveira” partiu da Base de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ), no dia 3 de maio. Na presente jornada, o navio subsidia projetos científicos selecionados pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Petrobras e Serviço Geológico do Brasil.

A bordo, além de 130 militares, estão 28 pesquisadores da Petrobras, Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976