Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, registraram uma redução de 57,42% nos primeiros seis meses de 2024, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). De acordo com o documento, junho de 2024, foi também o melhor mês nos últimos 15 anos, apresentando uma queda de 22,03% em relação a junho de 2023. Os números significam a preservação de mais de 1.200 vidas, quando comparados com o primeiro semestre dos anos de 2018 e 2024.
O Estado vem apresentando reduções consecutivas, nos números absolutos, desde o mês de abril deste ano, quando o mesmo, registrou o melhor mês na linha histórica. Maio também apresentou o melhor mês, e agora, junho superou a redução em todos os meses desde o ano de 2010. Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os números representam a força do trabalho realizado pelo Sistema de Segurança Pública do Estado, que por meio de estratégias assertivas, vem conquistando reduções significativas na criminalidade.
De janeiro a junho, considerando o ano de 2018, foram registrados 2.151 casos de CVLIs no Estado. Já no ano de 2024, foram computados 916 casos, o que representa a redução de 57,42% nos crimes, e ainda, a preservação de 1.235 vidas nesse período. Já no comparativo com o ano de 2023, considerando o mesmo período, foram registrados 1.033 casos do crime. Os números apontaram assim uma redução de 11,33% dos casos em todo Pará.
Junho – Considerando o mês de junho de 2018, de 1º a 30, foram registrados 350 casos de CVLIs, enquanto que no mesmo período de 2024, foram computados 138 casos, aparecendo assim como o melhor número registrado em 15 anos, desde 2010. Já em junho de 2023, foram computados 177 casos, representando uma redução de 22,03% do crime em todo o estado.
Em cinco anos o estado aumentou o investimento na área da segurança, com objetivo de garantir maior segurança aos paraenses, combatendo as ações criminosas e reduzindo, consideravelmente, os números da criminalidade em todo o estado. Além de investimento em novas viaturas, unidades policiais, batalhões de polícia militar, novos fardamentos, armamentos, o estado inovou ainda, na aquisição de equipamentos de alta tecnologia a exemplo dos 50 totens de segurança pública instalados para atender chamadas de urgência e emergência da população.
Os equipamentos estão distribuídos entre as cidades de Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém. A iniciativa faz parte do projeto “Cidades Inteligentes”, e procura fortalecer a parceria com os municípios para potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial.