Redes Sociais

Ranking

O Pará. A segurança Pública. Os Estados. O Ranking de Competitividade. A 12ª Colocação

Publicado

em

O Pará subiu uma colocação no quesito “segurança pública” no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Política (CLP), passando da 13ª para 12ª colocação no levantamento realizado desde 2015. No geral, o Pará aparece na 21ª posição. Entre os dez pilares temáticos avaliados segurança pública tem o maior peso, de 13%.

São dez indicadores incluindo fatores avaliados como atuação do sistema de justiça criminal; presos em condenação; déficit carcerário; mortes violentas, entre outros. Os indicadores usados pela metodologia são escolhidos por representarem os crimes com maiores danos à sociedade.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, avaliou que “quando o ranking analisa o próprio item segurança pública, não é só segurança pública estatal, mas também a própria sensação de segurança”.

Linha histórica – A nota do Pará no item da Segurança Pública (55.02), é a segunda mais bem colocada da região Norte, atrás do estado do Amazonas, que ficou em sétimo a nível nacional. Na série histórica do pilar de Segurança Pública, entre 2015 e 2024, o Pará chegou a figurar na 20ª posição. Em 2020, o estado atingiu a 13ª, até então a melhor nota. Dentre todos os indicadores do pilar, o Pará em “Qualidade da Informação de Criminalidade” atingiu a 1ª posição com nota 100, subindo quatro posições em relação a 2023.

No indicador “Déficit Carcerário”, o Pará subiu duas posições, permanecendo a 6ª posição, ficando com nota 85.27. A Segup informou que “o Pará atingiu o menor índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, nos últimos dez anos e teve o melhor mês de dezembro da série histórica”.

O secretário Ualame afirmou que o ano de 2025 iniciou com desafio da redução da criminalidade e que houve redução de crimes em janeiro.

“Isso mostra o esforço empregado pela segurança pública, e sobretudo, pelo governo do Pará, que combate à criminalidade com estratégias eficientes, visando a paz e a ordem social de todos os paraenses”.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976