Redes Sociais

Operação Batelada

O Pastor Aurélio Rodrigues. A “Boca de Urna”.  A PF. O Gabinete. A Busca e Apreensão

Publicado

em

O pastor da igreja Universal, Aurelio Rodrigues, do Republicanos, vereador mais votado de Ananindeua nas eleições de 2020, foi o principal alvo da Operação Batela, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 20, para apurar propaganda ilegal que teria ocorrido durante o primeiro turno das Eleições 2022.

Nas primeiras horas da manhã, os agentes da PF cumpriram dois mandados de busca e apreensão no gabinete do vereador, na Câmara Municipal de Ananindeua.  Aurelio seria o administrador de vários grupos em aplicativo de mensagens criado para arregimentar pessoas que teriam distribuído propaganda ilegal no primeiro turno das Eleições. Na operação, foram apreendidos dois aparelhos de telefone celular do vereador e ainda três computadores.

A operação Batelada é um desdobramento do termo circunstanciado de ocorrência lavrado pela Polícia Federal contra uma pessoa flagrada realizando “boca de urna”. Ao ser abordado, o suspeito enviou a mensagem “Me Pegaram” nos grupos do aplicativo e em seguida tentou excluir os grupos criados na rede social para não serem rastreados pela polícia. Além dos mandados de busca, houve a quebra do sigilo dos dados dos telefones utilizados pelos envolvidos para identificação dos responsáveis pela criação, gerência e arregimentação de eleitores pelas redes sociais para divulgação de propaganda ilegal.

O  termo “Batelada”, que dá nome à operação, é usado para representar grande quantidade, em alusão ao número de pessoas que são arregimentadas e de forma organizada em grupos de redes sociais para praticarem condutas ilegais no dia das eleições.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976