José Marcos de Lima Araújo, o “Marcão”, anunciou a sua desfiliação do Partido Comunista do Brasil no Pará. Uma carta enviada ao diretório do PCdoB, a qual O Antagônico teve acesso, detalha as razões da ruptura. Na carta, “Marcão” diz que o atual grupo majoritário controla o Partido em nome de uma pretensa unidade proletária, porém o faz para beneficiar seus integrantes.
José Marcos afirma na carta que a recente decisão de expulsar o vereador de Belém, Altair Brandão e o secretário sindical municipal do Partido apenas deixaram evidente que o interesse é manter controle absoluto e vantagens pessoais particulares e familiares, daqueles que aceitam o comando dessa organização interna. Leia abaixo a carta na íntegra:
Direção do Partido Comunista do Brasil – Pará
Venho comunicar minha desfiliação ao Partido Comunista do Brasil.
Minha decisão culmina o atual processo em curso onde o grupo majoritário, que controla o Partido em nome de uma pretensa unidade proletária, o faz para beneficiar os seus integrantes.
A recente decisão de expulsar o vereador de Belém, Altair Brandão e o secretário sindical municipal do Partido apenas deixaram evidente que o interesse é manter controle absoluto e vantagens pessoais particulares e familiares, daqueles que aceitam o comando dessa organização interna.
Essa situação leva ao apequenamento do partido.
Essa atual direção do Partido no Pará não tem condições de se manter à frente de uma organização que preze o socialismo ou a democracia.
Não é uma decisão fácil ou sem dor. Entendo a importância e papel do PCdoB na construção de políticas em defesa da classe trabalhadora, da democracia, da soberania nacional e à conquista do Socialismo.
Mas, também vejo que a direção estadual, que se mantém à frente do Partido, com uso da máquina institucional e partidária, não honra a história de 101 anos do PCdoB.
Sigo na defesa dos princípios que nortearam minha vida e de muitos camaradas, ao longo de anos de lutas, conquistas, derrotas e vitórias.
Na esperança de que a direção nacional possa colocar em nosso estado o Partido no rumo do socialismo, desejo sucesso para quem fica.
Solicito que meu comunicado de desfiliação seja efetivamente comunicado ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Belém (PA), 28 de maio de 2023.
Saudações socialistas,
José Marcos de Lima Araujo