Remo e Tuna já disputaram 519 jogos. Uma história que começou com um 0 x 0 em novembro de 1931. O histórico mostra 228 vitórias do Remo, 147 da Tuna e 144 empates. Os dados foram levantados pelo pesquisador Jorginho Neves. E teve episódio folclórico. Em 1992, o Remo resolveu comprar o meia Dema, que a Tuna se dispunha a vender por 100 mil cruzeiros novos.
O então presidente da Tuna, Genésio Mangine, silenciou. Nem atendia telefonemas. Então, o presidente do Remo, Raimundo Ribeiro, chamou a imprensa, mostrou o dinheiro e desafiou o seu colega tunante a cumprir a palavra. E assim conseguiu fechar uma contratação muito produtiva para o Leão Azul.
Pelotando
O Diogão, onde o Paysandu enfrenta o Bragantino na 5a rodada do Parazão, é um estádio particular. Pertence à Fundação José Diogo, que não investe na manutenção, nem repassa para a Prefeitura. Como não pode ser usado dinheiro público em patrimônio particular, o Diogão piora a cada ano e tem o gramado mais criticado do campeonato. São esperadas queixas de jogadores do Papão, que já andam torcendo o nariz para o gramado da Curuzu.