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O Rio Xingu. A Praia do Pedral. A Moto Aquática. O Nenen da Taboca. O Sucesso nas Redes Sociais

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Um vídeo gravado na praia do Pedral, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, vem chamando a atenção de milhões de pessoas nas redes sociais. Nas imagens, o piloto de motocross Wenderson Fernandes, conhecido como “Nenen da Taboca”, aparece conduzindo uma motocicleta sobre as águas do Rio Xingu, como se trafegasse por uma via comum.

No vídeo, Fernandes é visto ao guidão de sua Kawasaki 450 ainda na área de terra, às margens do Xingu. Ele acelera forte na areia, entra no rio e mantém o equilíbrio sobre as águas – o piloto cruzou mais de 1,2 km em alta velocidade até a margem oposta, como se estivesse em terra firme.  

Para conseguir flutuar na água, a moto passou por algumas adaptações. Uma espécie de prancha foi colocada nas laterais dos dois pneus – o traseiro foi trocado por outro que possui ranhuras que formam uma espécie de pá, no lugar das convencionais, oferecendo tração suficiente para andar sobre a superfície do rio sem afundar.

O piloto usou as redes sociais para compartilhar sua história. Ele conta que a ideia de criar uma moto que surfa não é nova e surgiu em 2020, quando sofreu um acidente de motocross. Devido a uma fratura na coluna, precisou ficar afastado das pistas por três anos.

Nesse período, passou a se dedicar a criar uma moto que pudesse flutuar e andar sobre as águas do Xingu. Primeiro, Fernandes comprou a moto e fez adaptações antes de tentar a primeira travessia – nas três primeiras tentativas, o veículo afundou. Ele, então, comprou outra motocicleta e realizou novos testes, novamente sem obter sucesso.

Neste ano, uma terceira moto foi comprada e, finalmente, o feito foi conquistado. Após afundar oito vezes antes de conseguir atravessar o Xingu, Wenderson diz que, agora, o veículo está “aprovado”.

“Qualquer imprevisto pode acontecer, como a moto dar um problema ou se a água estiver muito agitada, ela pode afundar”, disse.

Ainda segundo o piloto, por questão de segurança, ele sempre usa capacete e colete salva vidas. Além disso, o Corpo de Bombeiros acompanhou o teste e isolou a área. “É só o começo. Quero andar mais. Um dos meus sonhos é andar com essa moto dentro do mar”, acrescenta.   

A prancha instalada nas laterais em torno das rodas e o pneu traseiro com pás na banda de rodagem são responsáveis pela flutuação e pela propulsão. Assim, basta que a moto mantenha uma velocidade constante e suficientemente alta para o veículo não afundar.

“A prancha sob a moto aumenta a área de contato com a água, enquanto o pneu traseiro, com formato de pás, gera o empuxo necessário para que o veículo deslize. A força resultante entre a gravidade e a pressão da água cria uma sustentação temporária, semelhante à de um esqui aquático. Mas é um fenômeno que só se mantém enquanto há velocidade e impulso suficientes”, explica Henrique Goulart, professor de física do Estratégia Vestibulares.

O professor ressalta que também é necessária habilidade do piloto para manter a aceleração constante e o equilíbrio correto. Goulart acrescenta que se, por algum motivo, a moto reduzir muito sua velocidade ou parar, ela inevitavelmente vai afundar. Veja o vídeo abaixo:

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Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976