O ex-governador da Califórnia e astro de Hollywood Arnold Schwarzenegger e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, foram convidados para participarem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em novembro deste ano em Belém. Os convites foram feitos pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), durante um evento em São Paulo e registrados em vídeos. Os dois agradeceram o convite, mas não chegaram a confirmar a presença no evento da ONU na cidade paraense.
“Fui convidado para ir à COP 30, onde fica a Floresta amazônica. Mal posso esperar”, disse Schwarzenegger em um vídeo divulgado pelo governador nas redes sociais. Esta não é a primeira vez que o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore está envolvido com a COP 30. Em março deste ano ele participou, de forma virtual, de um treinamento realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em um dos encontros preparativos para a COP 30.
Al Gore já participou de outras edições da COP e é fundador da Climate Reality Project, organização sem fins lucrativos fundada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, envolvida na formação de novos líderes climáticos. O encontro dele com Helder Barbalho foi em São Paulo na sexta-feira (25). Já Arnold Schwarzenegger e Helder participaram juntos do encontro “Diálogo sobre protagonismo subnacional em clima e florestas para uma nova economia em regiões de floresta tropical”, que reuniu também outros governadores e autoridades discutindo agenda ambiental e economia.
O Papa XVI também foi convidado para o evento climático. O convite foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin em Roma. A conferência da ONU será realizada de 10 a 21 de novembro, e a Cúpula dos Líderes um pouco antes, nos dias 6 e 7.