A fila anda. Durante Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, na quarta-feira, 25, à unanimidade, desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), acataram a ascensão ao desembargo do juiz Pedro Pinheiro Sotero, pelo critério de antiguidade.
O magistrado ocupará a vaga do desembargador Ronaldo Marques Valle, que se aposentou no final do ano passado. A posse do novo desembargador está prevista para o próximo dia 31 de janeiro, às 17h, no prédio sede do Judiciário paraense.
O Desembargador Pedro Pinheiro Sotero assumirá o acervo remanescente em nome da Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos perante o Tribunal Pleno, a Seção de Direito Penal e na 3ª Turma de Direito Penal, nos termos do artigo 114 do Regimento Interno.
O juiz Pedro Pinheiro Sotero ingressou na magistratura paraense em 12 de novembro de 1991, completando 31 anos de serviço no Poder Judiciário estadual em 2022. Exerceu a magistratura na Vara Única da Comarca de Curuçá, Vara Única da Comarca de Uruará, Vara Única da Comarca de Cachoeira do Arari, 1ª Vara Cível da Comarca de Altamira, 5ª Vara Penal da Comarca de Marabá, 2ª Vara Cumulativa da Comarca de Bragança, 3ª Vara Cumulativa da Comarca de Santa Izabel do Pará, 2ª Vara Distrital Criminal de Icoaraci, 6ª Vara Penal de Belém, 1ª Vara de Inquéritos Policiais de Belém e 3ª Vara de Família de Belém.