O projeto Sawabona, da Vara Única da Comarca de Oriximiná, é um dos 12 finalistas da 21ª edição do Prêmio Innovare. Os finalistas concorrem ao prêmio principal em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).
As práticas foram selecionadas entre as 732 iniciativas deferidas para participação nesta edição da premiação. A prática da Vara Única da Comarca de Oriximiná, “Sawabona”, é finalista na categoria “Juiz” e tem como responsáveis o magistrado José Gomes de Araújo Filho e assessor judiciário Geison dos Anjos Silva. O projeto é destinado a combater o bullying contra crianças e adolescentes indígenas e quilombolas nas escolas do município de Oriximiná.
O objetivo principal é criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, que celebre a diversidade cultural e minimize os casos de bullying contra as comunidades tradicionais de Oriximiná. O termo “Sawabona” significa “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim” em uma das línguas africanas, simbolizando o espírito de reconhecimento e aceitação que o projeto busca promover.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça.