O juiz da Vara Única de Oriximiná, José Gomes de Araújo Filho, recebeu menção honrosa durante a 21ª edição do Prêmio Innovare. O magistrado foi um dos finalistas na Categoria Juiz com o Projeto Sawabona, ficando em segundo lugar. O projeto é destinado a combater o bullying contra crianças e adolescentes indígenas e quilombolas nas escolas da Comarca. A premiação ocorreu na quinta-feira, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF).
O termo “Sawabona” significa “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim” em uma das línguas africanas, simbolizando o espírito de reconhecimento e aceitação que o projeto busca promover. “Nós realizamos uma reunião com as lideranças quilombolas e elas nos disseram que as crianças estavam sofrendo preconceito racial quando saiam das comunidades e iam para a cidade estudar. Foi a partir disso que nós idealizamos o projeto”, disse o juiz José Gomes.
O principal objetivo da iniciativa é criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, que celebre a diversidade cultural e minimize os casos de bullying contra as comunidades tradicionais de Oriximiná, com a realização de palestras com os(as) estudantes e workshops com o corpo docente.