Você tem medo — ou pavor — de ratos? Não aguenta nem pensar em estar no mesmo ambiente que esses famosos e temidos roedores? Então é melhor ficar bem longe da cidade de São Paulo.
Segundo uma estimativa do Centro de Controle de Zoonoses da capital paulista, existem pelo menos 15 ratos para cada habitante da cidade. Em outras palavras, é praticamente impossível nunca ter cruzado com um deles.
Com base nessa proporção alarmante, São Paulo teria cerca de 165 milhões de ratos espalhados por seu território. O cálculo considera a população atual de 11.451.999 habitantes, conforme os dados do Censo de 2022.
A presença massiva desses animais tem explicação. Cada ratazana pode gerar de oito a 12 filhotes por gestação, e os novos espécimes atingem a vida adulta em poucos meses — podendo se reproduzir a partir dos três meses de idade.
Para efeito de comparação, a cidade de Nova York — também conhecida por conviver com grandes populações de roedores — estima ter cerca de sete ratos por habitante. De acordo com especialistas e biólogos, o controle populacional desses animais deve ser realizado de forma contínua e estratégica. Só assim é possível evitar um descontrole na população, o que poderia causar desequilíbrios sérios em diversos ecossistemas urbanos.