O Ministro das Cidades, Jader Filho, cumpriu agenda de compromissos em Santaém, no oeste do Pará, na sexta (13) onde assinou a contratação de mais de 500 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Além da contratação das unidades habitacionais, Jader Filho anunciou investimentos que vão garantir mais qualidade de vida aos moradores da região, principalmente em comunidades que sofriam com a falta de água potável. Isso porque o Ministro Jader Filho assinou também um contrato do Novo PAC para implantação de sistemas de abastecimento de água em 7 comunidades rurais da região, sendo: São João Pereira, Aracuri, Santa Rosa, São José, Poço das Antas, Jacaré e Jacarezinho.
De acordo com o Ministro Jader Filho, com a implantação desses sistemas de abastecimento de água, mais de 3,6 mil pessoas serão beneficiadas. O investimento do Governo Federal para o Novo PAC será de R$ 3,4 milhões. Acompanhado do governador do estado, Helder Barbalho, do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e de representantes da Caixa e do parlamento municipal e estadual, Jader Filho, assinou os contratos que preveem a construção de três fases do Residencial São José Operário, localizado no bairro de Santana, em Santarém. O investimento total para a construção dos 528 imóveis é de R$ 88,5 milhões, beneficiando cerca de 2 mil pessoas com moradia digna, com todas as unidades habitacionais dentro das novas especificações do programa social.
Antes da assinatura dos novos contratos, Jader Filho aproveitou a oportunidade de estar em Santarém e conferiu pessoalmente o andamento das obras dos residenciais Moaçara I e II, que foram retomadas sob a gestão do ministro em junho de 2023 e estão em fase final de construção. Além dos investimentos nos Residenciais Moaçara e São José Operário, estão previstas outras 1 mil unidades habitacionais para Santarém na modalidade subsidiada, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), e 414 casas da modalidade Rural do Minha Casa, Minha Vida.
“Seguimos firmes na meta de contratar dois milhões de moradias até o fim de 2026. Temos certeza que essa meta seja atingida e até ultrapassada. Mais do que isso, queremos estar ajudando as cidades a sanar problemas de saneamento, abastecimento de água e pavimentação, assim como as demais ações que temos nas áreas de regularização fundiária, reurbanização, prevenção a desastres, renovação de frota, mobilidade urbana, drenagem, entre outras ações do Ministério das Cidades”, pontuou o ministro Jader Filho.
O Ministério das Cidades reforçou ainda outros investimentos feitos pela pasta para Santarém:
Compra de 40 ônibus elétricos;
Construção da ponte que liga o bairro Mapiri ao bairro Maracanã, incluindo a pavimentação da área com calçadas;
Melhorias na rede de abastecimento de água na área central da cidade;
Água potável para pelo menos 7 comunidades rurais;
528 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida;
Possibilidade de entrega do Residencial Moaçara I e II ainda em 2024;