O tradicional Ritual da Busca dos Mastros deu início à Festa do Çairé 2024 neste sábado, 14. Após um café da manhã no Barracão do Çairé, com a presença do estandarte da Santíssima Trindade, símbolo da festa, autoridades e membros da festa (Procurador, Procuradeira, Juiz, Juíza, Saraipora, Capitão, Sargento, Rezadeiras, Mordomos e Alferes) seguiram em procissão até a Praia da Gurita, em frente à Vila.
A procissão, liderada pela Saraipora e pelo estandarte da Santíssima Trindade, se dividiu em quatro embarcações, com homens e mulheres navegando em catraias e bajaras rumo à Praia da Enseada das Mangueiras, próxima à Ponta do Cururu. Lá, os grupos se dirigiram à mata para buscar os caules das árvores que se tornarão os Mastros da Festa deste ano.
Primeiramente, as mulheres retornaram com o Mastro, seguidas pelos homens. Todo o ritual foi marcado por ladainhas e tarubá, uma bebida fermentada de mandioca.As embarcações então realizaram uma procissão fluvial de volta à Praia da Gurita, em frente à Ilha do Amor, onde os Mastros foram depositados.
Na quinta-feira, 19, eles serão transportados em procissão até a Praça do Çairé, onde serão erguidos e permanecerão até o final da festa. A programação inclui ladainhas, folia, danças tradicionais e apresentações de grupos de carimbó.