A procuradora-geral de Justiça, em exercício, Ubiragilda Pimentel e o corregedor-geral do Ministério Público do Estado (MPPA), Eduardo Barleta, receberam, na quarta-feira (8), no gabinete da PGJ, a visita institucional do secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), Jarbas Vasconcelos. Na ocasião, o secretário entregou aos integrantes do MPPA o convite para o Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHAMA), que ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
O Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SEIRDH, surge com a intenção de estabelecer diálogos entre governos, sociedade civil organizada e academia sobre temáticas imprescindíveis ao mundo: os direitos humanos e o meio ambiente.
Nesta primeira edição, o tema escolhido foi “Direitos Humanos, Justiça Climática e Autodeterminação dos Povos da Floresta”. A ideia é conhecer e discutir como homens e mulheres das matas, rios e mares de diferentes lugares, mas em especial do Brasil e da Amazônia, têm enfrentado a violação aos direitos humanos; e como a crise climática agrava a garantia desses direitos. O evento se caracteriza como uma ação de preparação para a COP 30.