Redes Sociais

Condenação

O Japão. O Boxeador. A Condenação Injusta. Os 45 Anos no Corredor da Morte. A Justiça e a Indenização de U$ 1,4 Milhão 

Publicado

em

A justiça do Japão determinou, na última terça-feira (24/3), o pagamento de U$ 1,4 milhão (o equivalente a R$ 8 milhões) em indenização a um boxeador condenado injustamente por homicídio em 1968. Iwao Hakamata é o homem que mais passou tempo no corredor da morte no mundo. Ele ficou preso por 45 anos. As informações são da agência AFP.

Hakamata foi acusado de cometer quatro assassinatos naquele ano e, posteriormente, foi preso e sentenciado à pena de morte. Atualmente com 89 anos, ele foi absolvido dos crimes em 2024, após uma campanha de sua família em conjunto com algumas instituições. O caso se tornou um símbolo para os defensores da abolição da pena de morte no Japão.

Na época do crime, Hakamata confessou os assassinatos. Depois, mudou seu depoimento e denunciou que havia sido coagido violentamente por policiais. Em 2014, um tribunal já tinha anunciado ter dúvidas sobre a sentença, depois que evidências mostraram que o DNA encontrado em roupas ensanguentadas usadas como provas não correspondia ao dele.

De acordo com a imprensa japonesa, o valor da reparação é um recorde mundial para casos semelhantes. A defesa do ex-boxeador afirmou, todavia, que ele tem sequelas psicológicas permanentes, que não serão compensadas com dinheiro. Os 45 anos de detenção, com a ameaça permanente de uma execução, fizeram com que ele criasse um mundo imaginário em sua cabeça — estado em que permanece até hoje.

No Japão, os condenados à pena de morte vivem isolados na maior parte do tempo. Além disso, suas famílias e advogados não têm acesso à informação: geralmente, são notificados somente após a execução por enforcamento, único método utilizado. Os apenados só ficam sabendo do destino algumas horas antes de sua morte.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976