Três policiais do Amazonas, ainda não identificados, foram presos em cumprimento a mandados de prisão durante a Operação Jeremias 22:17, da Polícia Federal (PF), que investiga o sequestro e a tortura de um homem no município de Caracaraí, em Roraima. A operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22). Segundo informações repassadas ao g1, além das prisões em Manaus, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital amazonense.
A investigação aponta que os policiais do Amazonas, durante a apuração de um suposto roubo de cassiterita, teriam sequestrado e torturado um suspeito para que ele revelasse o destino de uma carga de minério. Policiais do estado de Roraima também teriam participado da ação.
De acordo com a PF, os suspeitos teriam, em tese, organizado um grupo criminoso com diversas atividades ilegais. Entre essas atividades estariam: escoltar cargas de minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami; prestar serviços de segurança de forma clandestina; e realizar investigações paralelas sobre roubos de carga.
Ao todo foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Roraima. Além de Roraima e Amazonas, as ações policiais ocorreram também nos estados de Roraima; Bahia; São Paulo e Rio Grande do Sul. A Polícia Federal ainda não informou por quais crimes os suspeitos detidos irão responder. Os três policiais militares do Amazonas estão à disposição da Justiça.