Contenda em andamento. O corregedor da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará, Renato Nunes Valle, determinou a abertura de Sindicância contra o agente penitenciário Demétrius Lemos de Souza, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Pará.
Para a SEAP, Demétrius estaria excedendo o seu direito de liberdade sindical afirmando, em vídeos e áudios que a secretaria estaria denegrindo a imagem do sindicato e que a SEAP estaria impedindo os agentes penitenciários de exercerem suas funções.
Em carta enviada a O Antagônico, Demétrius Lemos diz que a SEAP está perseguindo líderes sindicais em uma clara tentativa de calar o sindicato.
“ Existem centenas de denúncias contra diretores que nunca deram em nada. Já contra policiais penais tudo anda rápido. Saiu até no jornal nacional o acordo firmado entre a diretoria da SEAP e o crime organizado. Mas, até hoje , nada aconteceu com os denunciados.”
Diz Demétrius frisando que um processo de 2020, que estava com o corregedor Bruno, que é de carreira, foi repassado ao corregedor Renato Valle, que é DAS. Veja abaixo o vídeo publicado por Demétrius: