Deu no Estadão: A subsidiária da Vale (VALE3), Vale Metais Básicos (VBM), está próxima de alcançar um acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) do Pará para a reabertura das minas de Onça Puma, de níquel, e Sossego, de cobre. De acordo com o jornal, ambas as operações, localizadas no sudeste do estado, tiveram suas licenças suspensas pela Semas devido a condicionantes ambientais e sociais, conforme o órgão ambiental. Em comunicado, a mineradora afirmou que “segue em negociações construtivas com a Semas e espera concluir um acordo nos próximos dias para homologação no STF”.
As licenças foram inicialmente suspensas em fevereiro, mas a empresa obteve liminares que permitiram a retomada das operações. Contudo, no início de abril, o governo do Pará conseguiu revogar as liminares no Tribunal de Justiça do Estado, resultando na suspensão novamente das atividades de extração. Diante dessa situação, a companhia concedeu férias coletivas aos funcionários das duas minas, iniciando em 23 de maio em Onça Puma e em 13 de junho em Sossego. Paralelamente, a Vale requereu a suspensão de tutela provisória ao STF.
O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, encaminhou o caso ao Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) do STF, que realizou uma audiência em 27 de maio. Uma segunda audiência estava agendada para esta quinta-feira, mas, devido ao progresso das negociações, Barroso cancelou o encontro e suspendeu a tramitação do processo “para que as partes possam continuar as tratativas de acordo”.