O governo do Amapá publicou nesta sexta-feira (4) o edital do concurso público para o quadro de oficial combatente da Polícia Militar do Amapá. São ofertadas 240 vagas para formação de cadastro reserva. A banca organizadora é a Fundação Carlos Chagas (FCC). As inscrições serão realizadas de forma online e ficarão abertas das 10h do dia 14 de julho até as 23h59 do dia 21 agosto. A taxa de inscrição é de R$ 120,00.
Doadores de sangue e medula óssea, mesários voluntários, inscritos no CadÚnico e outros, possuem isenção no pagamento. Os aprovados ingressarão no Curso de Formação de Oficiais no primeiro semestre de 2026.
Após a conclusão e nomeação, o cargo de 2º Tenente da PM-AP oferece remuneração inicial de R$ 11.375,37, reforçando a atratividade da carreira no serviço público estadual.
De acordo com o edital, o certame é dividido em seis fases:
Prova objetiva – avaliação escrita com questões de conhecimentos gerais e específicos;
Exame documental – conferência da documentação exigida;
Avaliação de capacidades físicas – testes físicos de aptidão;
Avaliação psicológica – aplicação de teste psicológico e entrevista individual;
Exame de saúde – verificação das condições clínicas dos candidatos;Investigação social – análise do histórico social e comportamental.A prova objetiva será aplicada no dia 26 de outubro, no turno da manhã, em Macapá.
Serão 70 questões nas seguintes áreas: Língua Portuguesa (15), Raciocínio Lógico e Matemática (15), História do Estado do Amapá (5), Geografia do Estado do Amapá (5), Direito Constitucional (6), Direito Administrativo (6), Direito Penal Militar (6), Direito Processual Penal Militar (6) e Direitos Humanos (6). Como pré-requisito, o candidato deve apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Entre as exigências, o candidato deve ter idade entre 18 e 35 anos até o último dia de inscrição no concurso