O procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., entregou, nesta quinta-feira, 5, ao Poder Executivo, ofício comunicando a composição da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2025-2027, resultante da eleição interna ocorrida no último dia 2 de dezembro e que teve a participação maciça dos membros. Por motivo de agenda institucional do governador do Estado, Helder Barbalho, em Brasília, o PGJ fez a entrega ao chefe de gabinete, Carlos Kayath.
Seguindo o que determina a Lei Orgânica do MPPA, o Procurador-Geral de Justiça, única autoridade com atribuição para tal, aguardava o fim do prazo de recursos previsto em lei para efetuar a remessa oficial da lista ao chefe do executivo. Como não houve recurso, a lista seguiu para o gabinete do governador nesta quinta-feira.
A lista tríplice é composta pelos promotores de justiça Alexandre Marcus Fonseca Tourinho que recebeu 297 votos; seguido dos promotores de justiça José Edvaldo Pereira Sales, com 215 votos; e Erika Menezes com 172 votos.
Dos 374 membros, um total de 372 participaram efetivamente da votação, ou seja, apenas 2 membros deixaram de votar para a formação da lista tríplice. A proclamação do resultado ocorreu 15 minutos após a votação, que encerrou às 16h. A agilidade se deu devido a votação ser eletrônica.
O sistema usado foi o Votanet, cedido ao Ministério Público pelo Tribunal Regional Eleitoral e que permitiu que os eleitores votassem eletronicamente, através de dispositivos móveis e computadores ligados à Internet.