O Ministério Público do Estado do Pará realiza, nesta segunda-feira (2), de 8 às 16 horas, a eleição para a formação da lista tríplice ao cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ) e eleição de membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). A eleição será eletrônica e será usado o sistema VotaNet, cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Um total de 374 membros, entre promotores e procuradores, estão aptos a votar em todo Estado.
Na votação para a formação da lista tríplice ao cargo de PGJ, os membros escolherão 3, entre 6 concorrentes. A lista é formada dentre integrantes da carreira da instituição e a nomeação é feita pelo Governador do Estado para um mandato de dois anos. Os candidatos e os números de votação são : Alexandre Tourinho ( n 010), José Edvlado Pereira Sales ( n 020), Érika Menezes ( n 030), Franklin Lobato Prado (n 040), Sinara de Bruyne (n 050) e Fábia Mussi (n 060).
Na votação para o Conselho Superior do Ministério Público os membros escolherão 7, entre os 11 candidatos que concorrem para um mandato de dois anos. Os candidatos e os números de votação são : Manoel Santino Nascimento Júnior, Ana Tereza do Socorro da Silva Abucater, Jorge de Mendonça Rocha, Isaías Medeiros de Oliveira, Armando Brasil Teixeira, Roberto Souza, Antônio Eduardo Barleta de Almeida, Maria da Conceição de Mattos Souza, Maria do Socorro Pamplona Lobato, João Gualberto dos Santos Silva e Joana Chagas Coutinho.
A Comissão Eleitoral, formada pelos procuradores de Justiça Claudio Melo (presidente) e Ubiragilda Pimentel (membro) e a pela promotora de Justiça Ivelise Pinheiro, registra que, considerando o aceite por parte da Presidência do E. Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, ficou estabelecido como o método de coleta de votos a ser utilizado nas referidas eleições, em observância ao inciso XIII do §2º do art. 10, da Lei Complementar Estadual nº 057, de 6 de julho de 2006), o Sistema VOTANET do TRE/PA, já tradicionalmente utilizado em eleições anteriores.